RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Na última sexta-feira postei o review do excelente "City (Days)" (leia na íntegra aqui), um dos novos álbuns do Silence. Pois bem, nada mais natural que eu postasse hoje a resenha de "City (Nights)", o segundo trabalho dos franceses que é tão bom quanto o outro.


 Prova disso é a arregaçadora "Drifiting Away", rocker que abre o álbum com muita propriedade e que conta com Tommy Denander na guitarra solo. A melodia pesada esconde um refrão absolutamente melódico que merece ser ouvido no volume máximo. Ouça essa canção mais de uma vez e tenho certeza de que ela será uma de suas favoritas, assim como acontece com "Ghosts", outro rocker que mescla elementos mais conteporâneos e uma melodia agressiva com as melhores bases do bom e velho AOR. O resultado é um rocker contagiante onde peso e melodia andam de mãos dadas em perfeita harmonia. Já "Taste Of The Past" é um mid-pacer mais tradicional, com uma linha de baixo em primeiro plano servindo de base por onde guitarras pontuam a melodia de maneira precisa. O refrão é envolvente, assim como a melodia que te conduz facilmente nesse que é um dos destaques do álbum. Ouça sem a menor moderação e deixe o volume no máximo para curtir "Crashing Down", um excelente radio friendly Melodic Rock temperado com doses generosas de AOR. Me agrada demais todo o trabalho das guitarrase a melodia, absolutamente contagiante, assim como o refrão arrepiante. Outro grande destaque do álbum...


Seguimos com "Memory Of Blue Eyes" e os bons sons continuam presentes nesse ótimo radio friendly AOR de arrepiar o rabo da raposa. Ampla linha de baixo com guitarras precisamente dispostas ao longo da melodia crescente que culmina em um refrão explosivo. Eis aqui mais um destaque do álbum e acredite, a bacanérrima "Someday" não fica muito atrás. Um rocker muito bacana e com melodia um pouco previsível, mas isso não tira nenhum pouco do brilho da canção. Me agrada a variação no andamento e o refrão é consistente e marcante. Mais uma bela canção no tracklist que merece a sua atenção, assim como "Insomnia" e suas guitarras cortantes. Gosto da aura levemente soturna que a melodia carrega e da virada melódica que a canção dá no refrão. A cada vez que ouço essa canção curto mais e recomendo à vocês múltiplas audições também. Outra bela surpresa vem com "Promised Land", outro mid-pacer arrebatador e com sonoridade mais contemporânea, mas com base melódica bem tradicional, onde guitarras desfilam ora delicadas, ora mais agressivas, mas sempre com classe. O refrão é excelente e o conjunto certamente agradrá aos mais exigentes amantes dos bons sons. Ouça sem moderação...


Na reta final do álbum temos a destruidora "Just One Kiss", um rocker empolgante - com a assinatura de Frédéric Slama - que conta com um refrão memorável e contagiante, da mesma maneira que "Out Of The Dream", canção que se alterna entre o mid-pacer nos versos e o AOR no refrão explosivo. O álbum chega ao seu final com "(Goodbye To) The Good Old Days", uma balada que se transforma num radio friendly AOR ao longo do solo de guitarra, retornando ao seu estado natural em seguida e permanecendo assim até o final. Canção bacana, mas que poderia ter optado entre uma coisa ou outra...


Em resumo, nibelungas e nibelungos, esse é outro álbum que não pode faltar em sua coleção. O conjunto de canções apresentado aqui é simplesmente maravilhoso, e fica clara a tendência mais melodic rock desse conjunto de material em comparação com o outro álbum. Quem ganha com isso somos nós, que temos dois belíssimos trabalhos do mesmo projeto, com tratamentos melódicos differentes entre si, mas ambos transbordando qualidade. Por isso, "City (Nights)" também é um daqueles álbuns que não podem faltar na sua coleção.

 

SILENCE - City (Nights)

Released on April 05th 2012, via Perris Records

Cat. #3902

 

Tracklist

01 Drifting Away

02 Ghosts

03 Taste Of The Past

04 Crashing Down

05 Memory Of Blue Eyes

06 Someday

07 Insomnia

08 Promised Land

09 Just One Kiss

10 Out Of The Dream

11 (Goodbye To) The Good Old Days

 

Lineup

Ben Venet: vocals, guitars

Bruno Levesque: vocals, keyboards, bass, drums, saxophone on "Out Of The Dream"

Tommy Denander: solo guitar on "Drifting Away"
Eriq Dupre: second solo guitar on "(Goodbye To) The Good Old Days"
Denis Paufique: solo guitar on "Someday"

 

 

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

A França tem umas coisas bacanas em relação a música e o Silence é prova disso. Depois de um hiato de quatro anos e cinco álbuns no currículo, os talentosos  Bruno Levesque e Ben Venet resgataram o projeto das sombras e retornaram com dois álbuns simultâneos que contam com a luxuosa presença de Tommy Denander.  E para celebrar o retorno do Silence, hoje falaremos de "City (Days)". E se prepare porque o material é de alta qualidade, como era de se esperar...

 

O álbum abre com "Beggar's Day", um radio friendly rocker que me lembra muito o Danger Danger (especialmente na construção melódica das canções). Guitarras em abundância, versos curtos e diretos e um refrão explosivo fazem dessa canção um o cartão de visitas do álbum. Ouça se moderação e já deixe o volume nas alturas porque em seguida chega "Father", com uma sonoridade que remete a Stan Bush. Nada mal, hein??? Pois a canção tem linha de guitarra intermitente, seguida por teclados discretíssimos e linha de baixo pulsante. Todos esses elementos compõe uma das melhores melodias no álbum, cujo refrão é de arrepiar e, por isso mesmo, temos aqui um dos grandes destaques desse trabalho. Ouça de janelas abertas, volume máximo e prepare-se para "Footprints" com seu loop introdutório acompanhado de teclados delicados, baixo marcante e vocais suaves. As guitarras são estrategicamente postadas e a melodia é retirada da cartilha mais tradicional do AOR, o que excelente. Um mid-pacer nos moldes clássicos, com ótima melodia, métrica certeira e refrão fácil fazem dessa canção outro destaque desse álbum. Outro mid-pacer bacana se apresenta em "Brand New Start", onde o baixo aparece em primeiro plano tendo sua base pontuada por guitarras caprichosamente desleixadas e arranjo bastante simples. Gosto bastante da melodia e do refrão com backing vocals breves. Bela canção que vem crescendo em meu conceito a cada nova audição.

 

"Jenny" tem uma base de teclados bem bacana por onde baixo e guitarra desfilam acompanhadas por outros teclados menos evidentes, mas igualmente importantes. O arranjo é muito bacana e me agradou logo na primeira audição, da mesma maneira que o refrão marcante. E mesmo sendo mais um mid-pacer, não espere uma cópia dos outros dois. São canções com bases semelhantes (não idênticas) e todas tem características distintas entre elas. Então os franceses resolveram se arriscar e regravaram "Guardian Angel", belíssima canção do meste Mark Spiro. E sabe que os caras acertaram a mão?!?!?!? Claro, foram inteligente o suficiente para não 'inventar' nada com a canção e a mantiveram com seu arranjo original. E como fã de carteirinha de Mr. Spiro desde 1994, atesto a qualidade dessa cover, coisa que não acontece com frequência, vocês sabem. Mudando a direção melódica do álbum temos "End Of The Day", um belíssimo mid-pacer onde as guitarras assumem a frente, mas tendo teclados bem inseridos na melodia e contando com uma linha de baixo consistente, que amarra tudo perfeitamente. Me agrada demais a melodia, métrica e arranjo dessa canção, sem contar na interpretacáo de Ben Venet. Aponto essa canção como mais um grende destaque desse álbum sem medo de errar. E quase que na mesma esfera melódica temos a bacanérrima "Lift Me Up", mid-pacer maravilhoso (o melhor entre todos, pode apostar) onde Mr. Venet faz dueto com sua irmã, Justine Venet. Essa informação me foi passada pelo próprio Bruno Levesque, já que tal dado não consta nos créditos do álbum. A melodia é arrepiante, com linha de baixo pesada, guitarras precisamente dstribuídas e teclados ocasionais que só acrescentam brilho ao que já era excelente. Ouça sem moderação...

 

Na reta final do álbum temos "Daydreaming", um radio friendly rocker muito bacana, com sonoridade mais contemporânea dentro de um arranjo tradicional. O resultado me agradou e recomendo à vocês, assim como recomendo "Business" e suas guitarras cuidadosamente fora de controle. O arranjo é bacana e me agradou bastante a linha das guitarras e o refrão explosivo, sem contar que a interpretação de Mr. Venet nessa canção é uma das melhores em todo o álbum, assim como acontece em "Waiting For Dawn (Lullaby)", uma linda balada, com arranjo intimista e melodia envolvente. Aqui temos mais um destaque do álbum e uma boa escolha para fechar o trabalho. Ouça acompanhado, se possível... hehehehe.


Em resumo, caríssimas e caríssimos, afirmo que, pessoalmente, valeu a pena esperar pelo retorno do Silence. Apesar de não ser um trabalho monumentalmente diferente dos álbuns anteriores, "City (Days)" tem suas características próprias e não soa previsível em momento algum. Me agradou demais as variações melódicas dentro do trabalho, mas concordo que o tracklist poderia ter sido melhor distribuído, evitando deixar canções com tratamento melódico semelhante próximas umas das outras. Mas apesar disso, o álbum vale muito a pena e traz AOR da melhor qualidade, com melodias excelentes, interpretações surpreendentes e canções muito, mas muito bacanas. Fica a dica...

 

SILENCE - City (Days)

Released on April 05th via Perris Records

Cat. #3892

 

Tracklist

01 Beggar's Day
02 Father
03 Footprints
04 Brand New Start
05 Jenny
06 Guardian Angel

07 The End Of The Day
08 Lift Me Up
09 Daydreaming
10 Business
11 Waiting For Dawn (Lullaby)

 

Lineup

Ben Venet: vocals, guitars
Bruno Levesque: guitars, keyboards, bass, drums
Tommy Denander: solo guitar on
"Drifting Away"
Justine Venet: guest vocals on "Lift Me Up"